quarta-feira, abril 25, 2007

Uma agência unidiciplinar

Eu e você somos a agência - parte da entrevista com Alex Coelho e Marcos Santana

Para quem ainda não sabe, estou entrevistando grandes profissionais do mercado brasiliense com o intuito de saber quais os desafios das agências e dos cursos de comunicação para os próximos anos, dentre as agências visitadas estão: Agência Click, Bees publicidade, SettegraalNossaagência, Giacometti, Grupo Fermento, Lew Lara entre outras.

Em estudos anteriores, eu já esperava que os entrevistados fossem falar sobre o processo das agências se tornarem multidiciplinares, ou seja, agências que integrassem em suas estruturas o maior numero de áreas do processo publicitário como: produtoras de vídeo, produtoras de som, estúdios de fotografia, produtoras web, ilustradores, produtoras de eventos, malas diretas...


Mas na minha primeira entrevista percebi o processo totalmente ao contrário. Visitei uma agência que acabará de sair do forno: NABUKOcoletivoDESIGN**. Ela é uma agência que segue tendências europeias das novas estruturas de agência e estúdio de design. A Nabuko é uma empresa com um quadro de funcionários experientes, super enxuta e focada em Direção de arte e design. Eles atendem tanto grandes clientes quanto grandes agências de publicidade e ainda fazem os mais diversos trabalhos de design.


Peraí! Quer dizer que nem todas as agências são estruturadas da maneira tradicional: Criação, Atendimento, planejamento, mídia, produção, arte-final? é isso mesmo! A Nabuko é o meu primeiro exemplo de quebra de paradigma de como as novas agências se estruturam: dois Leptops, dois sócios (Alex Coelho e Marcos Santana), uma mesa, um escritório, porém uma agência sem fronteiras e com um network invejável. "Na campanha do laboratório Sabin, alguns criadores produziam parte do serviço em NY, outros na Europa e outros no Brasil" ... "temos a liberdade de contratar um redator para um JOB específico sem a necessidade dele ser profissional fixo a empresa" disse Marcos Santana.


Alex é formado em comunicação pela UCB e pós graduado em design e novos formatos pela escola Elisava em Barcelona na Espanha e já passou pela Fischer América, Giovanni,FCB, Sette Graal, Gabinete C, Matisse propaganda e Marcos Santana é graduado pelo CEUB e pós graduado em design pela London College of Communication na Inglaterra e já passou pela Publicis,D&M Propaganda, In house Graphic Design Studio Terra Plana/ United Nude (Londres), Maison Zimbler (Londres)


Veja o belíssimo comercial do Laboratório Sabin:

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem são vcs?