terça-feira, maio 29, 2007

Entrevista com Matheus Braga - Agência Click


Então galera, pense numa pessoa extremamente tímida que estudou comunicação por no mínimo 06 anos e que mesmo assim tem dificuldade de se comunicar... Calma! Não estou falando do Matheus... falo sobre mim mesmo.

Me senti meio que numa selva cheio de leões em volta, talvez por saber que os premiados profissionais da Agência Click já sejam domadores dos felinos que vem de Cannes... minhas mãos suaram só em pensar que eu gastaria o horário de almoço do diretor da Click em Brasília.

Depois de bem recebido pelo Matheus fomos as perguntas: como você vê a publicidade daqui a alguns anos? bem, até pouco tempo atrás a publicidade viveu numa prisão dos meios tradicionais... acredito que teremos que inventar meios... seguindo mais pra linha dos Mershandising... um bom exemplo é o da agência JWT ter inventado não apenas um quadro, mas um programa inteiro da coca-cola na MTV.

Antes agências como a MPM precisavam de 140 funcionários para várias funções, hoje é necessário apenas 10 funcionários para fazer a mesma função.

e em relação aos modelos de agências que diferem-se do modelo tradicional (criação, atendimento, mídia, produção e planejamento), quais você conhece? Bom, conheço a TÁXI na qual as áreas eram misturadas, todos trabalhavam juntos, a CP+B mistura a criação, todos criam para todos mas cada criativo é responsável por um conta, A CASA era uma agência da Argentina que tinha profissionais de várias nacionalidades e idiomas.

Que mudanças você acredita que pode ocorrer em cada área da agência? O Atendimento tem que entender a fundo o negócio de comunicação, saber vender... o planejamento será peça chave... fundamental... deve entender o negócio do cliente... A mídia deverá ter poder de negociação... articulação... acredito que o mídia terá um trabalho mais pesado... A criação deverá inventar novos formatos, novas mídias.

Qual o papel dos cursos de comunicação para o futuro? Eles devem ser mais instigantes... devem ensinar a argumentação, a defesa de ideias, o mesmo que fazem os cursos de direito... eles devem interagir mais com o mercado... parece que o mercado desaparece para os alunos.

Como deve ser a remuneração das agências? Deve ser negociável, acredito que o modelo de comissão por resultado prevaleça...

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